05 junho 2015

Wraps de abacate, manga e salmão fumado

Continuamos com o abacate. Amado por uns, odiado por outros. De extremos. E confirmo-o pela minha experiência com este fruto. Tive durante anos uma relação de amor/ódio com os abacates. Deram-mos a provar de muitas formas, doces e salgadas, mas nunca me convenceram. 

Há uns anos atrás voltei a prová-los num dip salgado. Gostei tanto que desde aí não voltei a desprezá-los e hoje entram em batidos, saladas, molhos, massas, bolos.

O abacate é um fruto muito versátil e quando bem combinado com outros ingredientes é capaz de surpreender. Consumo-o habitualmente em sumos e batidos e em saladas. E gosto especialmente de o comer de uma forma muito simples, desfazê-lo com um garfo, temperá-lo com sumo de lima, sal e pimenta preta e barrá-lo no pão.  

No seu livro Dicionário dos Sabores Niki Segnit sugere alguns ingredientes de igual sabor subtil que vão bem com a delicadeza do abacate. São 22 combinações sugestivas que podem conduzir a experiências realmente saborosas. De todas elas, as que já experimentei e que realmente me surpreenderam foram as combinações com chocolate, avelãs, manga, morangos, marisco e peixe gordo. Fiquei curiosa sobre a combinação com café, uvas, ananás e queijo amanteigado. Mas lá chegarei.

A sugestão de hoje junta o abacate a três outros ingredientes que se destacam em termos de sabor: o salmão, a manga e os coentros. À mistura do abacate juntei a nova maionese da Calvé feita à base de iogurte, a Yogonese, que a tornou ainda mais cremosa.


Fiquei definitivamente rendida a estes wraps. Experimentem!


 photo 79d88735-4e6e-4a5c-95f7-be28de8b7893_zpsdvxwqkp2.jpg


Wraps de abacate, manga e salmão fumado


Ingredientes (para 2 pessoas)

1 abacate
1/2 manga madura mas firme
sumo de 1/2 lima
pitada de flor de sal Marnoto 
pitada de pimenta preta
4 raminhos de coentros frescos picados
1 ovo cozido
2 colheres de sopa de Yogonese Calvé
2 fatias de salmão fumado
q.b. de mistura de alfaces
2 tortilhas


{tradicional}

Abra o abacate ao meio e retire-lhe a polpa com ajuda de uma colher. Esmague-a com um garfo. Junte a manga cortada em cubinhos.
Tempere com o sumo da lima, a flor de sal, a pimenta e os coentros picados. Envolva tudo. Junte o ovo cozido finamente picado e a Yogonese. Envolva tudo muito bem.

Deite um pouco da mistura do abacate no centro da tortilha. Coloque por cima um pouco da mistura de alfaces e termine com o salmão fumado.

Enrole o wrap apertando bem. Dobre as extremidades para dentro e corte ao meio. Sirva de seguida.

 photo b647b214-a017-4749-a136-6802f6e83484_zpspexvp2er.jpg

 photo fb868cdf-52aa-4905-a100-a9d5f9f9987c_zpscbgglvam.jpg

2 comentários:

  1. Uma refeição leve e fresca, perfeita para estes dias de calor

    ResponderEliminar
  2. Com um convite destes, tenho mesmo de experimentar. Fantásticos! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!